Blog

Quero um portão automático! O que preciso saber?

6 pontos importantes para escolher seu automatizador de portão

07/06/2018

Apesar do portão automático ser tão comum na vida dos brasileiros, muitas pessoas não sabem o básico para a escolha do modelo ideal. Mas não se preocupe pois isso não chega a ser um problema.

Por se tratar de um produto técnico, existem milhares de profissionais preparados para indicar os modelos ideais para cada situação e fazer a instalação adequada dos equipamentos.

Mesmo assim, consideramos importante que você tenha as informações corretas para se sentir mais confortável e seguro em sua escolha.

A primeira coisa que precisa saber é qual o tipo do seu portão.

Basicamente existem 3 tipos de portão que se diferenciam pelo movimento que executam. São eles:

  • Portões Basculantes
  • Portões Deslizantes
  • Portões Pivotantes

Lembre-se que ainda estamos falando do tipo do portão e não do automatizador (apesar de que muitas vezes os termos se confundem). Independente do seu portão estar automatizado, ele executa basicamente esses três tipos de movimento.

De forma simples, o modelo basculante é o que se movimenta para cima, o deslizante seria o modelo de “correr” para as laterais e o pivotante é aquele que abre no ângulo de 90º horizontalmente. Confira abaixo algumas imagens dos tipos de movimento para que fique mais fácil a identificação.

 

Para cada tipo de movimento acima, existem diversos modelos de automatizador e a partir daqui você poderá escolher diante dos seguintes aspectos:

 

1 - VELOCIDADE DESEJADA

A maioria dos modelos no mercado são considerados como convencionais no que diz respeito a velocidade, ou seja, movimenta o portão em uma velocidade mais lenta.

O fabricante de automatizadores PPA, aposta há bastante tempo no quesito velocidade como adicional não só de conforto para os usuários mas principalmente de segurança, tendo em vista que ao abrir e fechar seu portão mais rapidamente, você consegue entrar e sair de casa em maior segurança pois evita o tempo de espera na calçada e sua casa fica exposta menos tempo ao acesso de bandidos.

Como referência, um automatizador convencional abre em cerca de 16 segundos (dependendo do tamanho, peso e tipo de movimento) enquanto existem modelos intermediários que abrem em 8 segundos e modelos ultrarrápidos que abrem em 3,5 segundos. (veja abaixo o infográfico das velocidades)

São 4 vezes mais velocidade para quem quer mais agilidade, conforto e segurança no dia a dia. Consulte o site da empresa e seus distribuidores e veja que mesmo esses modelos mais tecnológicos já são acessíveis (www.ppa.com.br)

 

2- PESO DO PORTÃO

A maioria dos portões hoje são desenvolvidos em materiais mais leves que reduzem o custo com o portão e ao mesmo tempo, facilitam a vida dos automatizadores.

No entanto, vale saber o peso aproximado do seu portão para que seja especificado um modelo compatível em força para movimentar essa carga. Existem modelos PPA deslizantes para cargas de 350kg até 3 toneladas por exemplo.

A variedade de produtos evita que seja instalada uma máquina insuficiente para aquela portão ou mesmo que se pague mais caro por um modelo muito superior ao necessário.

 

3- QUANTIDADE DE “CICLOS” DE ABERTURA

O ciclo completo é a soma de uma abertura e um fechamento do portão.

A maioria de nós abre e fecha o portão poucas vezes no dia, tendo um número de ciclos mínimo por hora. No entanto existem situações em empresas e condomínios por exemplo que podem ter movimento intenso em alguns horários ou mesmo durante todo o dia.

Para isso, existem modelos que podem executar de 30 até acima de 120 ciclos, funcionando quase sem parar.

 

4- LOCAL DE APLICAÇÃO

Ainda relacionado aos ciclos, é importante saber onde será aplicado e as particularidades de uso no local para ter o modelo correto para aquela situação.

Alguns dos locais mais aplicados são residências, empresas, condomínios e indústrias.

 

5- NOVAS TECNOLOGIAS

Hoje já existem diversas tecnologias aplicadas no automatizadores mostrando que mais do que um motor forte, a parte eletrônica que o controla, faz com que ele se comporte de uma forma completamente diferente e entregue vantagens aos usuários.

Não entrando em aspectos técnicos, existem tecnologias que permitem movimentos mais precisos e muito mais velocidade como a Tecnologia JetFlex da PPA, ou ter os benefícios citados e ainda motores mais compactos, eficientes que economizam energia e podem funcionar por bateria carregada por painéis solares como as tecnologias JetFlex Brushless e Brushless 24V.

 

6- ACESSÓRIOS PARA AMPLIAR AINDA MAIS A SEGURANÇA DO USUÁRIO

Além das funções do próprio automatizador para ampliar a segurança dos usuários, existem muitos acessórios para evitar acidentes com crianças ou animais em casa, pedestres na calçada ou mesmo impacto do portão com o veículo. Consulte um revendedor ou visite o site da PPA para maiores informações.

Compartilhar