Blog

Saiba o que é IoT e o que essa inovação pode trazer para sua vida

"Internet of Things"

07/06/2018

Você provavelmente já começou a ver esse termo em algum lugar mas talvez ainda não tenha entendido direito o seu significado e o que se pode fazer com esse tipo de tecnologia.

O termo IoT deriva do Inglês Internet of Things, que traduzido para nosso idioma nada mais é do que a Internet das Coisas!

 

Mas coisas com internet, é isso mesmo?

Sim, esse novo conceito em nosso mercado, também é pouco explorado em outros países, deve fazer parte em breve da vida de muitos brasileiros.

 

Estamos muito acostumados a utilizar equipamentos para a navegação na internet, para envio de mensagens e nos esquecemos que o que esses equipamentos fazem é estabelecer comunicação com outros através da rede, para que determinado assunto chegue à outra ponta ou mesmo para puxar dados hospedados e fazer o carregamento de um site, por exemplo.

O que a Internet das Coisas descreve é um cenário em que diversos equipamentos do nosso dia a dia estarão conectados à internet e se comunicando mutuamente. Ou seja, literalmente eles trocam informações.

Além de Smartphones, tablets, notebooks e desktops, existem cada vez mais equipamentos que se conectam diretamente à internet para realizar atividades específicas. Câmeras de segurança por exemplo, permitem o monitoramento à distância de residência ou empresas, seja por meio de uma empresa de monitoramento ou para você acessar as imagens por seu aplicativo. Outros exemplos bem comuns são as Smart TVs, que tem conexão direta com serviços da rede, sem a necessidade de estarem ligadas a um computador.

 

Essa nova tecnologia de Internet das Coisas, propõe que demais equipamentos eletrônicos e sistemas como de iluminação por exemplo sejam controlados via internet, por algum dispositivo como por exemplo seu celular ou tablet.

Esses dispositivos podem ser um aparelho de ar condicionado, uma geladeira, máquina de lavar, forno de micro-ondas, termostato, alarmes, televisão, sistema de som, lâmpadas, banheira, entre outros.

Com esses sistemas você poderia por exemplo climatizar o ambiente antes de chegar a sua casa, deixar a banheira pronta para curar o stress do dia de trabalho, aumentar a potência da geladeira para deixar a cerveja no ponto e dezenas de outras atividades pela tela do seu smartphone.

Com integrações por exemplo, você poderá disparar compras dos ítens que estão faltando na geladeira, fazer a manutenção preventiva de equipamentos e até colocar sua casa para trabalhar para você quando você estiver longe.

 

No entanto, diversos estudos no Brasil mostram a enorme preocupação com a segurança da família e na preservação do seu patrimônio (como se precisássemos de estudo para saber disso rs). Outro ponto interessante é que o principal uso desse tipo de solução IoT é para o controle de iluminação.

 

A PPA – Portas e Portões Automáticos é uma empresa brasileira de automação e segurança que se atentou à essa inovação e desenvolveu soluções que atuam nessas principais demandas dos usuários.

A PPA Spirit utiliza a tecnologia IoT para que o usuário tenha a gestão completa dos acessos à casa, do sistema de segurança, da iluminação e de qualquer outro dispositivo que se queira conectar.

A solução da marca oferece muito mais conforto e segurança aos clientes pois permite que eles saibam se o portão da garagem ficou aberta ou foi aberta enquanto ele não está em casa, saber quem está acessando sua casa ou empresa, armar e desarmar alarmes, receber alertas, visualizar câmeras e receber imagens de momentos antes e depois de disparos de alarme, acionar luzes quando está viajando para simular presença na casa e muito mais mesmo que você esteja do outro lado do mundo.

Já quando você estiver seguro dentro de casa, pode desfrutar de todo o conforto que a tecnologia te proporciona.

Que tal ter um universo conectado com você pela internet?

Compartilhar