Geral

Julho: Campanhas de saúde mobilizam comunicação interna

PPA reforça orientações sobre Julho Amarelo e os cuidados com a saúde ocular

Em julho, os departamentos de medicina do trabalho e de marketing da PPA reforçam a comunicação interna sobre duas campanhas de saúde.

A primeira é “Julho Amarelo”, que combate as hepatites virais, inflamações causadas por vírus representados pelas letras A, B, C, D e E.

Já a segunda é sobre cuidados com a visão, já que no dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular.

A empresa trabalha os temas através do mural de informações e via WhatsApp, além do site, com o intuito de orientar os colaboradores.

 

Julho Amarelo

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, além de álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Para cada tipo de hepatite existe um tratamento, como:

Hepatite A: vacina; lavar as mãos com frequência; utilizar água tratada; usar preservativos e higienizar as mãos, genitália, períneo e região anal, antes e após as relações sexuais.

Hepatite B: vacina; usar preservativos nas relações sexuais; não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure; testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar; profilaxia para a criança após o nascimento.

Hepatite C: não existe vacina contra a hepatite C; não compartilhar qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente, etc); usar preservativo nas relações sexuais; toda mulher grávida precisa fazer no pré-natal os exames para detectar as hepatites B e C, HIV e sífilis.

Hepatite D: ocorre em pacientes infectados com o tipo B, portanto, a vacina contra a hepatite B protege contra o tipo D, também.

Hepatite E: a melhor forma de evitar a doença é melhorando as condições de saneamento básico e de higiene, tais como as medidas para prevenir a hepatite do tipo A.

 

Saúde Ocular

A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente pois, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio.

Os cuidados com olhos podem evitar a perda da visão. Confira alguns:

- Evite coçar os olhos;

- Use protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;

- Lave os olhos com bastante água limpa, caso caia qualquer líquido neles;

- Use óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;

- Tome cuidado com maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;

- Utilize óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;

- Procure o oftalmologista periodicamente.

 

Fontes:

Agência de Vigilância Sanitária da Paraíba

Ministério da Saúde – Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos

https://bvsms.saude.gov.br/julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais/

https://bvsms.saude.gov.br/10-7-dia-da-saude-ocular-2/

https://viverbem.unimedbh.com.br/prevencao-e-controle/dia-da-saude-ocular/