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Novembro Azul: prevenção ao câncer de próstata é alvo de campanha
PPA reforça divulgação sobre a doença que é altamente fatal entre os homens
Todo ano, a PPA apoia a campanha Novembro Azul, com divulgação interna e externa sobre a prevenção do câncer de próstata.
Em 2024 não é diferente e a empresa reforça ações de conscientização entre os seus colaboradores e a sociedade, com comunicação no mural de informações, WhatsApp, site e redes sociais.
Com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 72 mil novos casos são previstos a cada ano do próximo triênio no Brasil.
A estimativa é que um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, de acordo com os dados mais recentes.
Quando há fatores de risco, homens a partir dos 40 anos de idade devem procurar anualmente um urologista ou, aos 50 anos, quando não apresentam histórico familiar da doença – exame de PSA e de toque são importantes para avaliar alterações na glândula.
Sintomas
A realização do exame periódico permite um diagnóstico precoce, já que na fase inicial da doença não existem sintomas aparentes.
Após o crescimento do tumor, os sinais e sintomas podem começar a aparecer, como sangramento na urina, vontade de urinar com frequência e dificuldades para urinar.
Já nos estágios mais avançados, emagrecimento e dores na coluna podem ocorrer.
Prevenção
- Adote hábitos saudáveis;
- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
- Pratique regularmente atividades físicas;
- Mantenha o peso ideal;
- Identifique e trate adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
- Não fume.
Fontes: Ministério da Saúde, INCA e Hospital Sírio Libanês.