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Novembro Azul: prevenção ao câncer de próstata é alvo de campanha

PPA reforça divulgação sobre a doença que é altamente fatal entre os homens

Todo ano, a PPA apoia a campanha Novembro Azul, com divulgação interna e externa sobre a prevenção do câncer de próstata.

Em 2024 não é diferente e a empresa reforça ações de conscientização entre os seus colaboradores e a sociedade, com comunicação no mural de informações, WhatsApp, site e redes sociais.

Com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 72 mil novos casos são previstos a cada ano do próximo triênio no Brasil.

A estimativa é que um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, de acordo com os dados mais recentes.

Quando há fatores de risco, homens a partir dos 40 anos de idade devem procurar anualmente um urologista ou, aos 50 anos, quando não apresentam histórico familiar da doença – exame de PSA e de toque são importantes para avaliar alterações na glândula.

 

Sintomas

 

A realização do exame periódico permite um diagnóstico precoce, já que na fase inicial da doença não existem sintomas aparentes.

Após o crescimento do tumor, os sinais e sintomas podem começar a aparecer, como sangramento na urina, vontade de urinar com frequência e dificuldades para urinar.

Já nos estágios mais avançados, emagrecimento e dores na coluna podem ocorrer.

 

Prevenção

 

- Adote hábitos saudáveis;

 

- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;

 

- Pratique regularmente atividades físicas;

 

- Mantenha o peso ideal;

 

- Identifique e trate adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;

 

- Não fume.

 

Fontes: Ministério da Saúde, INCA e Hospital Sírio Libanês.