Geral
PPA conquista certificação ISO 14001, que implementa Sistema de Gestão Ambiental
Norma internacional garante que a empresa usa as melhores práticas de preservação do meio ambiente
A PPA começou 2025 com uma notícia que aumenta ainda mais sua reputação e responsabilidade socioambiental.
A empresa acaba de receber a certificação ISO 14001, uma norma internacional que estabelece diretrizes para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Seu objetivo é ajudar no gerenciamento dos impactos ambientais de seus produtos, serviços e processos.
Além disso, a norma ajuda a criar requisitos de gestão mais eficientes, que identifiquem e reduzam os impactos ambientais.
Com essa capacitação, a organização, o desenvolvimento e a implementação de políticas levam em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos.
A certificação ABNT NBR ISO 14001:2015 traz uma série de vantagens, como:
Melhoria da reputação da empresa;
Aumento do acesso a novos clientes e parceiros, quebrando barreiras para a exportação;
Redução do custo de produção, eliminação de multas decorrentes do não cumprimento da legislação ambiental e aumento de sua eficiência;
Garantia de que a empresa está usando as melhores práticas;
Demonstração de que a empresa cumpre as exigências regulamentares ou contratuais;
Redução da perda de materiais, energia e de outros recursos.
O documento foi emitido pela Fundação Vanzolini, em dezembro de 2024, com validade até dezembro de 2027.
Para o CEO da PPA, Samuel Peres, a certificação retrata o compromisso da empresa com as políticas de preservação ambiental. “A PPA é uma empresa amiga do meio ambiente. Há muito tempo, desenvolvemos uma série de práticas sustentáveis. Por isso, receber a ISO 14001 é uma satisfação e ao mesmo tempo um reconhecimento de todo esse trabalho”, revelou.
Comprometimento Verde
A PPA, maior indústria de automatizadores da América Latina, já possui outras certificações e ações práticas e que impactam o dia a dia tanto da fábrica, quanto da comunidade.
São elas: selo de Energia 100% Renovável (Certificado número 22RCO20016), que comprova que 100% da sua energia vem de fontes renováveis; certificado de redução de emissões de gases de efeito estufa (CO2), atestado pelo SBC (Serviço Brasileiro de Certificações); Redução de CO², da The International REC Standard; programa “Lixo Zero”, que tornou o lixo da fábrica 100% reutilizável; substituição de todas as pilhas comuns por recarregáveis, entre outras.