Geral
Setembro traz importantes campanhas de saúde para conscientização e prevenção
Temas são diversos, desde doação de órgãos até pessoas portadoras de deficiência
A PPA enfatiza diversos temas relacionados à saúde durante o mês, a começar pelo Setembro Verde.
A campanha refere-se a duas temáticas de conscientização distintas: a da doação de órgãos e a da pessoa portadora de deficiência.
Embora elas sejam independentes, a cor é utilizada para ambas as ações, simbolizando a vida e a luta por esses direitos e causas.
Os objetivos são buscar aumentar o número de doadores de órgãos - o que pode salvar muitas vidas. No Brasil, a doação após a morte depende da autorização da família, sendo essencial que ela seja comunicada sobre o desejo de ser doador.
Além disso, o Setembro Verde visa fomentar a inclusão dos direitos sociais e de acessibilidade das pessoas com deficiência, com destaque para o dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Dia Mundial do Coração
Outra data relevante é 29 de setembro, que celebra o Dia Mundial do Coração, que também chama a atenção para a causa.
Números mostram que até 80% das mortes prematuras por doenças cardiovasculares podem ser evitadas por meio de acesso a cuidados, exames precoces, escolhas saudáveis em nutrição e exercícios físicos.
Dicas:
Pratique atividade física regularmente (pelo menos 150 minutos de exercícios por semana);
Mantenha uma alimentação equilibrada rica em vegetais e pobre em gorduras saturadas;
Não fume;
Evite o consumo abusivo de álcool;
Controle o estresse do dia a dia;
Realize check-ups médicos periódicos para monitorar pressão arterial, glicemia, colesterol e outros indicadores – detectar e tratar precocemente qualquer alteração reduz drasticamente o risco de complicações futuras.
Diarreia e Gastroenterite
A médica do trabalho da PPA, Heliana Poletto destaca outros temas em alta, principalmente por gerarem grande número de afastamento no trabalho: a diarreia e a gastroenterite.
A diarreia é uma condição caracterizada por fezes soltas e aquosas, geralmente acompanhadas de um aumento na frequência das evacuações - é um sintoma comum de várias condições médicas, incluindo infecções gastrointestinais.
Já a gastroenterite refere-se a uma inflamação do trato gastrointestinal, que pode ser causada por uma infecção por vírus, bactérias ou parasitas. Quando a doença é causada por um desses agentes, ela se torna altamente contagiosa e as chances de outras pessoas do mesmo grupo familiar desenvolverem a gastroenterite são bastante grandes.
Nem sempre a gastroenterite requer tratamentos específicos ou ajuda hospitalar - em alguns casos, basta acompanhar os sintomas e manter-se bem hidratado para se recuperar em poucos dias, além de repouso e dieta leve.
No caso da gastroenterite causada por bactérias ou parasitas, pode ser necessário fazer uso de medicamentos como antibióticos e remédios antiparasitários para promover uma melhora permanente.