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Instalador - invista em seu marketing pessoal!

Práticas simples podem aumentar sua carteira de clientes e deixar uma ótima impressão sobre seu trabalho

27/02/2020

Quem já passou por uma obra em construção, já deve ter notado a placa do arquiteto ou engenheiro envolvido no projeto. Essa é uma tática bem eficiente de mostrar às pessoas algumas características do trabalho, como se fosse um cartão de visitas disponível a quem estiver interessado. 

Assim como este, outros profissionais podem - e devem - adotar tais práticas, a fim de aumentar sua carteira de clientes. Instaladores, por exemplo! E com a expansão do mercado de segurança, estes profissionais estão sendo muito buscados. 

Para aproveitar melhor ainda essa maré, o instalador deve cultivar uma relação com o público - não basta apenas ser chamado para aumentar o equipamento de segurança e tchau. 

As visitas de manutenção preventiva e os contatos periódicos para saber se está tudo ok com o sistema ou portão, por exemplo, também devem fazer parte desta estratégia. Fazer com que o usuário sinta-se bem assessorado e lembrado, valoriza a reputação do profissional. Mantenha uma agenda com os nomes e os "status" de cada cliente, assim ficará mais fácil se lembrar quando foi a última visita ou o último contato. 

Além de apresentar um trabalho bem feito e a preocupação em dar suporte ao seu público, nunca é demais deixar um cartão e sugerir recomendações aos familiares e amigos do seu consumidor. 

Fora do método tradicional da agenda, do telefonema e do cartão, o instalador deve investir também nas redes sociais - ali ele poderá mostrar seu trabalho através de vídeos, fotos e depoimentos dos clientes. Hoje em dia, quem busca pelos serviços de um profissional, encontrar muitas referências em canais como Facebook, Youtube e Instagram - os mais populares até o momento. 

O instalador pode montar álbuns com fotos de trabalhos realizados nas residências e empresas (com a devida autorização dos moradores e funcionários, claro) e com vídeos, explicando sobre seus serviços nos mais variados locais. 

Desta forma, além de seus clientes habituais, outros clientes em potencial podem visitar e curtir sua página e segui-lo e acompanhar seu trabalho, indica-lo a conhecidos e expandir sua teia de contatos. É importante nunca deixar de responder às perguntas, críticas e dúvidas nos comentários e nem de agradecer pelos depoimentos elogiosos!

 E para não perder nenhum comentário, pode-se fazer o uso de ferramenta chamada Google Alerta: através dele o instalador saberá quando estiverem falando de seu trabalho e sua marca. Assim, fica mais fácil para monitorar os assuntos e responder as mensagens 

Resumindo: o instalador, assim como quaisquer outros profissionais, deve se valer de diversas práticas para "espalhar" seu nome - e, por consequência, da marca que ele eventualmente pode representar. É valioso reservar um tempo para dedicar-se às redes sociais e montar um portfólio, isso vai gerar ainda mais confiança no público e imprimir uma identidade no profissional. 

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