Blog

PPA 38 Anos de Inovação

PPA fez a história dos sistemas de segurança e acessos no Brasil

15/02/2021

Pioneira na produção de portões automáticos no Brasil, a PPA iniciou suas atividades em 1983 e chega aos 38 anos como a maior indústria de automatização de  portas, portões e cancelas da América Latina.

A empresa, 100% nacional, está localizada na cidade de Garça, interior de São Paulo, possui uma sólida estrutura de pesquisa e desenvolvimento para transformar aço, alumínio e polímeros em motores de alta tecnologia para automatização, controle de acesso, segurança eletrônica e monitoramento.

Flávio Aparecido Peres, fundador e presidente da empresa, acredita na tecnologia como uma importante ferramenta para facilitar a vida das pessoas, das empresas e da sociedade. Por isso, a empresa trabalha com a missão de utilizar as inovações para proporcionar conforto com segurança aos usuários, com preço justo e excelência em atendimento aos clientes e distribuidores. 

Para assegurar o acesso a um número cada vez maior de indivíduos a empresa produz 3 mil motores/dia, que geram negócios para mais de 500 distribuidores, 100 mil pontos de venda em todo o Brasil e mais de 30 países pelo mundo.

Dentre os inúmeros produtos de seu portfólio, destacam-se os produtos com a tecnologia JetFlex, o portão mais rápido do mundo, e a tecnologia para operar à distância com o uso da ‘Internet das Coisas - IoT”, que permite abrir e fechar portões de qualquer lugar, enviar passaportes de acesso e monitorar alarmes por meio de um aplicativo, desenvolvido pela equipe PPA.

São mais de 500 colaboradores entre os setores da administração, operação e equipes de técnicos e engenheiros dedicados à P&D de soluções inovadoras, para transformar a matéria prima em equipamentos capazes de trazer conforto e segurança em todos os níveis de acessos residenciais e corporativos.

Nesses 38 anos de história e pioneirismo a PPA ampliou sua atuação. Iniciou com a fabricação de automatizadores para portões eletrônicos, e passou a atuar também nos modernos segmentos da automação e segurança, oferecendo soluções para automatização de portões, portas, cancelas automáticas, controle de acesso, alarmes, interfonia, CFTV e acessórios.

 

Quando iniciou as atividades na cidade de Garça, não havia mão de obra especializada e as dificuldades foram imensas. Com um negócio no ramo de autopeças, Flávio Peres e seu irmão Alcides Nivaldo Peres, que na época trabalhava com telefonia, perceberam a demanda para o mercado de portões automatizados. Os primeiros clientes instalaram equipamentos importados e o custo era muito alto”, relembra a esposa e vice-presidente Mara Peres, que acompanhou todo o desenvolvimento da empresa. Ela mesma montou a primeira revenda e distribuidora dos automatizadores PPA, onde treinava os colaboradores para a instalação dos equipamentos, e os capacitavam para que se tornassem distribuidores, criando assim sua rede de distribuição.

Com uma trajetória de muitas lutas e até a descrença de que seria um projeto bem sucedido, o crescimento dos negócios da PPA acabou por trazer uma nova perspectiva para a cidade de Garça. Na década de 90, seu irmão tomou um caminho diferente e Flávio e Mara deram continuidade ao negócio.

A necessidade de profissionalização e mão de obra especializada, transformou a cidade num polo tecnológico, com várias empresas focadas no segmento e até a instalação de uma Fatec. “Conforme ampliamos a produção houve a necessidade de qualificar a mão de obra. Houve também um período de terceirização de algumas atividades, o que ampliou a corrida pela qualificação e abriu o mercado de tecnologia na cidade”, avaliou Mara.    

A motivação do casal Flávio e Mara para os negócios, estão alinhadas com as projeções de futuro dos filhos Mariane, diretora de Marketing, e Samuel – que hoje é o CEO da empresa.

A missão da família é perpetuar o espírito empreendedor do pai, fortalecer e ampliar ainda mais a atuação da empresa líder no mercado nacional e referência no mercado internacional.

 

Compartilhar