Blog

Quando a velocidade é sinônimo de segurança

Quais as vantagens e desvantagens em se instalar um automatizador de portão?

20/02/2020

Certamente você já deve ter vivido ou está vivendo essa situação: chega à noite em casa e, para poder guardar o carro na garagem, é obrigado a descer do veículo, abrir o portão, voltar para o carro e fechar o portão manualmente. Isso te deixa exposto aos perigos com os quais as cidades já estão habituadas – sejam elas pequenas ou grandes, pois atualmente roubos, furtos e outros tipos de violência estão por aí – e às inconveniências do tempo: frio e chuva.

Além do incômodo e da sensação de insegurança, só o ato de sair e voltar para casa acaba se tornando um inconveniente. E é aí que entram as vantagens em se automatizar o portão. Basicamente segurança e conforto. No caso de condomínios, repartições e empresas, o controle de quem está autorizado ou não a entrar. E quanto mais rápida for essa ação, melhor, claro. Um automatizador convencional pode levar cerca de 16 segundos – de acordo com o tamanho, peso e tipo de movimento do portão -, mas há modelos ultrarrápidos que abrem em até 3,5 segundos – ou menos!

Dentro deste universo de segurança e comodidade, quem está pensando em instalar pela primeira vez ou trocar o automatizador em seu portão, sempre é bom saber quais suas vantagens e desvantagens.

 

VANTAGENS: Além do óbvio, a segurança propriamente dita, é bom reforçar que, ao chegar em casa e poder entrar direto na garagem, nos segundos em que se espera a abertura, a atenção do motorista fica 100% voltada para a rua, para olhar ao redor e checar qualquer tipo de uma possível ameaça. Ainda dentro do tempo de abertura do portão, o motorista pode decidir se entra ou não, de acordo com a movimentação da rua.

Uma casa com portão automático pode ficar menos visada por pessoas que já estejam “estudando” a rotina dos moradores e da vizinhança. Logicamente que bandidos darão preferência a residências com portão manual: pelo tempo que o morador leva para entrar e fechar o portão, ele se torna mais vulnerável.

Não precisar descer do veículo para pode entrar na garagem também te poupa – ou ao seu passageiro -, da exposição ao frio e à chuva.

Outra vantagem é o valor: ao contrário do que se imagina, instalar um automatizador não irá pesar tanto no orçamento, e poder contar com assistência técnica profissional evitará problemas futuros.

 

DESVANTAGENS: Praticamente nenhuma. O único ponto que merece atenção é que essa sensação de segurança poderá deixar o morador um pouco menos atento a outros pontos da casa: é sempre importante verificar a movimentação da rua antes de acionar o portão e, dependendo de onde se more, contar também com outros equipamentos, como câmeras e concertinas.  

Antes da instalação, verifique o tempo de abertura e fechamento e se a posição de sua casa no quarteirão a torna mais ou menos vulnerável e se há visão livre para a rua: quanto mais próxima da esquina e mais “escondida” for a casa, mais acentuada deve ser a segurança e mais rápido deve ser o tempo do portão.

Trocar algumas ideias com o instalador é uma boa, pois ele saberá exatamente que tipo de portão vai se adequar melhor às suas necessidades.  

 

Para saber mais sobre este e outros produtos em diversos modelos, acesse www.ppa.com.br.

Compartilhar